terça-feira, 11 de julho de 2017

Grupo de Filosofia Temática realiza a III Jornada Benedito Nunes


Banner do evento
Com o tema “A Eticidade Ecossistêmica na Amazônia e suas implicações Sociais, Culturais, Científicas e Educacionais”, o Grupo de Filosofia Temática (GFT) realiza a III Jornada Benedito Nunes, nos dias 13 e 14 de julho, no Auditório Setorial do Básico. Além de apresentar palestras e discussões, o evento lançará o novo site do GFT e sorteará livros.

Inscrições - Para participar como ouvinte, é necessário enviar, até 12 de julho, um e-mail para jornadabene@gmail.com, com nome completo, curso e instituição. Para apresentar trabalhos (comunicações) no evento, o participante deve enviar, até o dia 7, um e-mail para o mesmo endereço, com título do ensaio, nome completo do autor, instituição e o resumo do trabalho (com até 500 caracteres).
Os resumos serão avaliados pelos professores Sergio Nunes, coordenador do GFT, Eduardo Ramos, Verônica Capelo, João Batista, Bruno Coelho e Arnin Braga. O tema da comunicação é livre, mas deve ter relação com Amazônia, Cultura, Eticidade, Educação e Ciência. O evento conta com certificado de 15 horas para quem apresentar ensaios ou de 10 horas para ouvintes.
Programação - Com início às 9h, o primeiro dia será aberto com a apresentação do novo site do GFT. Em seguida, das 10h às 12h,o professor doutor Ramon Capelle ministrará a palestra ”Eticidade, Sistêmica E Informação”. Depois de um intervalo para o almoço, das 14h às 18h, ocorrerão as comunicações e um debate final.
O dia 14 dará continuidade às comunicações, das 8h às 12h, Cada comunicação terá 20 minutos e 30 minutos de debate ao final. Para finalizar o evento, ocorrerá a segunda parte da palestra ”Eticidade, Sistêmica E Informação, às 15h, seguida de um sorteio de livros, às 17h30.

Objetivo e Importância - Voltado para estudantes de graduação e de pós-graduação de todas as áreas e Instituições de Ensino Superior, o evento tem o objetivo de “pensar a Amazônia e suas problemáticas sob o ponto de vista social, educacional, cultural, científico e sobretudo ético”, explica o professor Sergio Nunes. Além disso, para ele, a Jornada “visa à interdisciplinaridade entre os sabeŕes, uma iniciativa de diálogo e partilha do conhecimento entre a filosofia e as demais ciências.”
Objetiva, também, homenagear o professor, crítico literário e escritor Benedito Nunes, um dos fundadores do curso de Filosofia da UFPA. Por isso, para o coordenador, o evento tem “a importância, hoje, segundo o nosso tema ‘A eticidade ecossistêmica na Amazônia e suas implicações: cultural, educacional, social e científica’ e tem como fundamento a relação entre o homem e o meio ambiente, a forma como se dão políticas de intervenção na Amazônia.”

Expectativas - Segundo o professor Sergio, “as jornadas anteriores foram exitosas, mas ainda prematuras. Para a deste ano, tivemos um planejamento mais adequado". Por isso, para ele, neste ano, “a expectativa está em dois pontos de convergência entre a Academia e a floresta, ou seja, a presença do filósofo Ramon Capelle, da Federal do Ceará, e a do índio Poro Borari, do Baixo Amazonas”.

Grupo de Filosofia Temática - Criado em 5 de julho de 2013, a partir dos grupos “Grupo de Pesquisa Viquiano” e “Grupo de Filosofia da Mente”, o GFT recebeu seu nome baseado no texto "A filosofia, sua natureza, seus problemas e seu método", do professor Antônio Trajano. O grupo, vinculado à Faculdade de Filosofia, “nasceu da necessidade de se ampliar as áreas de conhecimento da Filosofia, tornando-se interdisciplinar e dialogando com as demais ciências”, explica o coordenador.
O grupo funciona no Programa Trópico em Movimento e apresenta diversas atividades como palestras, grupo de estudos e projetos de pesquisa e extensão. De acordo com o professor, também reúne alunos de diferentes cursos e áreas, já que acreditam “que o conhecimento compartilhado é a base de um novo olhar, uma nova interpretação da realidade”, conta.

Serviço:III Jornada Benedito Nunes
Local: Auditório Setorial do Básico
Data e Hora: 13 e 14 de julho, de manhã e de tarde.
Inscrições: jornadabene@gmail.com
Mais informações aqui
Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário