quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Instituto Ramagem acompanha o IV Encontro de Professsores/as de Ensino Religioso do Estado do Pará

Mesa de abertura
O evento está sendo realizado no auditório do Instituto de Ciência Jurídica da Universidade Federal do Pará (ICJ/UFPA) nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2018. Há uma representação significativa de profissionais da área das ciências da religião de outros estados, além do Pará, como Acre, Amapá, Amazonas, Minas Gerais e São Paulo. A organização é da Associação dos Cientistas da Religião do Estado do Pará (ACREPA).
Busca-se elaborar a proposta curricular do Ensino Religioso para a Educação Básica do Estado do Pará, com base na Ciência da Religião e na Base Curricular Comum Nacional (BNCC), além de propor a criação de um Fórum Regional com a finalidade de promover debates sobre Ciência da Religião e Ensino Religioso no Norte do país.
Na manhã do primeiro dia, o professor Walter Júnior, da comissão da BNCC da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC), relatou o processo de criação das diretrizes curriculares em âmbito estadual para ministração dos conteúdos do Ensino Religioso. A SEDUC demonstrou abertura em debater as propostas levantadas para implementação na Rede Estadual.
Prof. doutorando Matheus Costa
Em seguida, o professor doutorando Matheus Oliva da Costa abordou a necessidade de se utilizar as ferramentas acadêmicas das ciências da religião para fundamentar as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Religioso, afastando-se de métodos "moralistas" ou que partam da ideia inicial da existência do "transcendente". Pois, na sua proposta, deve-se buscar metodologias científicas específicas das ciências da religião.  Desta forma, pode-se observar a manifestação cultural das religiões, com interdisciplinaridade de conteúdos das outras áreas do conhecimento.

Texto e fotos: Instituto Ramagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário