segunda-feira, 19 de março de 2018

Participação do Ramagem no Fórum Social Mundial 2018

 
Desde seu primeiro encontro, em Porto Alegre/RS, em 2001, até o que acaba de acontecer em Salvador/BA, o Fórum Social Mundial (FSM) já conta com 18 realizações, promovendo espaços de debates e diálogos, num movimento de de estímulo à reflexão, mobilizando resistências e propostas de superação dos problemas de exclusão e desigualdade social que o processo de globalização capitalista, com suas dimensões racistas, sexistas e destruidoras do meio ambiente está criando, internacionalmente e no interior dos países (ver Carta de Princípios do FSM).
Salvador é uma cidade que, na expressão de sua cultura e arquitetura, sintetiza muito da diversidade brasileira e dos impactos da colonização na história de nossa nação. As atividades se espalharam pela cidade, mas tendo o os espaços da UFBA e UNEB como referenciais.A marcha de abertura foi do Largo do Campo Grande até a Praça Castro Alves.
 
O Instituto Ramagem inscreveu a "Oficina de diálogo inter-religioso", no Tema 16: Paz e Solidariedade. Decidiu-se integrar a oficina que seria realizada posteriormente no mesmo espaço, a saber, "Espiritualidade kilombola - Diálogo inter-religioso ComPaz", da Comunidade Kilombola Morada da Paz (da cidade de Triunfo/RS). Também decidiu-se realizar a oficina ao ar livre (ver foto em anexo), ficando no gramado de frente da Biblioteca Central. Foi elaborada uma roda de conversa sobre as perspectivas da diversidade religiosa e apresentação da experiência de vivência da Comunidade Kilombola Morada da Paz (Triunfo/RS). Em síntese podemos dizer que devemos:
• RESISTIR: Contra a imposição de uma única verdade religiosa, contra posicionamentos que expressam exclusividades ou superioridade de crenças.
• CRIAR E TRANSFORMAR: Espaços de contato consciente e não fortuito de pessoas com crenças diferentes ou que não creiam na existência de "sagrado" ou "transcendência". Na Comunidade Kilombola Morada da Paz já há está vivência.
• AGENDA: Permanente. A Comunidade Kilombola Morada da Paz irá pra Belém no segundo semestre para desenvolver suas práticas com as comunidades quilombolas do Pará e o Instituto Ramagem dará apoio de contatos e logística.
As mulheres protagonizaram os vários atos de convergência, expressando sua mobilização permanente em defesa dos seus direitos. Na tarde do dia 14 de março, o Ramagem acompanhou a Marcha das Mulheres Negras, que saiu do Largo do Campo Grande e seguiu por toda a Av. Sete de Setembro até a Barra. Mas no final da noite começou a circular nas redes sociais a notícia do cruel e covarde assassinato da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSOL) e de seu motorista Anderson Gomes, o que levou comoção geral aos participantes do evento. 
 




Já no dia 15 de março, muitos atos em memória de Marielle foram realizados. "Marielle, presente! Hoje e sempre!" ecoou em todos os espaços do Fórum e levou para as ruas de todo o Brasil pessoas indignadas e solidárias às lutas que Marielle representava. Neste dia, o ponto alto foi a Assembleia Mundial em Defesa das Democracias no Estádio de Pituaçu. A manifestação uniu milhares de manifestantes na preocupação com os rumos conservadores vigorando no mundo e a ascensão da extrema direita, além dos seguidos golpes de estado, tingidos de legalidade, na América Latina. E no dia 16 de março, o Ramagem participou do Juventude Negra Debate: Genocídio, política de drogas e estratégias de segurança coletiva, no Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO).
No último dia, 17, o Instituto esteve representado pela coordenadora professora Giovana Ferreira no entrevista coletiva de imprensa da Comitiva Real do Benin, composta pelo rei Daagbo Hounon Owamenou e sua esposa, a rainha Acakapo Kpesi Ko’Ndodo, e do rei de Agouagon, de V. M. Kenoun Gustave Espoir. O interesse é desenvolver laços e levantar informações que subsidiem materiais didáticos de abordagens sobre a cultura africana.
O Fórum é um movimento contínuo, antes da próxima data de encontro, as articulações permanecem. Pois "resistir é criar! resistir é transformar!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário